FENEIS: Somos nós!

A cultura surda no espaço da inclusão

Continuar defender escolas de surdos

INES: Santa Casa não faz milagre

Sobre Jornal Globo e Revistas FENEIS

quinta-feira, 31 de março de 2011

Institutos Nacional de Surdos e Benjamin Constant foram fundados no século XIX

RIO - O Instituto Nacional de Educação para Surdos (Ines) tem 154 anos de história. É conhecida como berço da Língua Brasileira de Sinais no país, recebendo alunos de todo o país. É também o berço da cultura surda no Brasil e foco de resistência da língua de sinais em um período em que ela foi proibida (a partir de 1880 até meados de 1970). Além do Colégio de Aplicação, o Ines, com sede em Laranjeiras, presta assessoria para escolas e desenvolve técnicas e materiais pedagógicos para a comunidade surda.

Já o Instituto Benjamin Constant foi fundado dois anos antes, em 1854 - também por decreto do imperador Dom Pedro II -, e é a primeira instituição de ensino do braile na América Latina. Além da escola para alunos com deficiência visual, o instituto, abriga, em prédio estilo neoclássico na Urca, a Imprensa Braille, também fundada no século XIX, e realiza capacitação de professores e a reabilitação social de cegos.

Desde 1998, o atendimento de outras necessidades da comunidade, como a impressão de cardápios, calendários, instruções de utilização de produtos e serviços e cédulas eleitorais está a cargo do instituto. A Imprensa Braille possui maquinário informatizado para editoração e impressão no Sistema Braille, além de recursos próprios para a encadernação de sua produção.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/03/29/institutos-nacional-de-surdos-benjamin-constant-foram-fundados-no-seculo-xix-924121647.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário