FENEIS: Somos nós!

A cultura surda no espaço da inclusão

Continuar defender escolas de surdos

INES: Santa Casa não faz milagre

Sobre Jornal Globo e Revistas FENEIS

sábado, 2 de abril de 2011

Educação especial é tema de debate na Alerj


A possibilidade de fechamento dos institutos Benjamin Constant (IBC) e Nacional de Educação para Surdos (INES) foi o tema da discussão da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência (PPD), nesta quinta-feira (31/03), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Presidida pelo deputado Márcio Pacheco (PSC), a reunião contou com a presença do presidente da Comissão de Educação, deputado Comte Bittencourt (PPS), do deputado Robson Leite (PT), do representante do governo do Estado, Márcio Rodrigues, da superintendente de Pessoas com Deficiência do Estado, Teresa Amaral, e alunos dos institutos.

Ouça matéria na Rádio Alerj:
Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência se reúne com representantes da escolas especiais

0:00 / 0:00DownloadRight-click and save as to download.

A discussão foi em cima da falta de preparo das escolas regulares para receberem estudantes especiais, que necessitam de estabelecimentos adequados. Em todo o estado há seis escolas capazes de educar corretamente a criança com deficiência. Elas atendem 500 alunos que recebem o ensino diferenciado. “Nosso trabalho é fortalecer as instituições, formar bons alunos”, afirmou o Pacheco, presidente da comissão.

Para isso, é necessário preparar os professores e criar um modelo em que o Estado se prepare para fortalecer o processo de inclusão. “O Estado não está preparado para receber uma educação inclusiva. Precisamos primeiro ter uma educação forte, consistente, para que a educação especial possa dar apoio à educação inclusiva” afirmou Teresa Amaral.

Na próxima terça-feira (05/04), o deputado Márcio Pacheco se reunirá com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele quer garantir o funcionamento dos institutos e trazer para a Alerj o debate sobre educação especial. As reuniões da comissão irão ocorrer todas as quintas, às 14h, na Alerj.

Fonte: http://www.marciopacheco.com.br/?p=596

Nenhum comentário:

Postar um comentário