FENEIS: Somos nós!

A cultura surda no espaço da inclusão

Continuar defender escolas de surdos

INES: Santa Casa não faz milagre

Sobre Jornal Globo e Revistas FENEIS

sábado, 2 de abril de 2011

Reunião contra o fim das aulas de ensino básico para crianças e jovens no INES e IBC

O deputado Otavio Leite promoveu na sexta-feira (01/4) debate sobre a proposta do Ministério da Educação de encerrar as aulas de ensino básico para crianças e jovens no INES (Instituto Nacional de Educação para Surdos) e IBC (Instituto Benjamin Constant), no final de 2011.

A reunião contou com a presença dos alunos e presidentes das associações dos institutos educacionais, entre outros ativistas da causa.

MEC não aplica verba para educação especial

A política do Ministério da Educação de inclusão dos alunos com necessidades especiais (PNEs) nas escolas convencionais não passa pela boca do caixa. Levantamento realizado pelo deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ) mostra que, desde 2008, não há qualquer verba no Orçamento do MEC para educação, gestão das políticas ou qualificação de pessoal para educação especial.

Além disso, apenas 50%, em média, das verbas destinadas a Desenvolvimento da Educação Especial foram pagas nos últimos cinco anos. A política de inclusão prevê o fechamento dos institutos Benjamin Constant (para cegos) e o de Educação de Surdos (Ines), o que provocou protestos de pais e educadores, que afirmam que as escolas convencionais não estão preparadas para atender às crianças e adultos com necessidades especiais.

Otavio Leite propôs, na Câmara dos Deputados, a convocação do ministro da Educação, Fernando Haddad, para uma audiência pública sobre a questão. Da reunião devem participar os diretores dos institutos especializados, além de pais e educadores. A convocação será votada próxima terça-feira.

No Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, será realizada uma passeata a favor de um "ensino inclusivo de qualidade". Segundo os organizadores do movimento, em reunião com a Secretaria municipal de Educação, foi dito que a prefeitura não tem um projeto objetivo de educação inclusiva. A passeata sairá às 10h da Candelária, rumo à Cinelândia.

Fontes: http://www.otavioleite.com.br/conteudo.asp?reuniao-contra-o-fim-das-aulas-de-ensino-basico-para-criancas-e-jovens-no-ines-e-ibc-4852

http://www.otavioleite.com.br/conteudo.asp?mec-nao-aplica-verba-para-educacao-especial-4850

Nenhum comentário:

Postar um comentário